
15 DE FEVEREIRO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL
O câncer infantojuvenil continua sendo uma das principais causas de morte em crianças e adolescentes em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 400 mil crianças e adolescentes são diagnosticados todos os anos com câncer e a cada 3 minutos uma criança morre de câncer no mundo. Dados do INCA, no triênio 2023 – 2025 estimam-se 7.930 novos casos de câncer na população infantojuvenil brasileira em cada ano.
Embora tenham ocorrido avanços no tratamento oncológico pediátrico, o diagnóstico precoce e o acesso a centros de tratamento especializados continuam sendo os pilares para aumentar as chances de cura desses pacientes.
Diversas campanhas de conscientização são realizadas para auxiliar no diagnóstico precoce e no combate do câncer infantojuvenil. Uma dessas campanhas é o dia internacional do câncer infantil que foi criado pela organização Childhood Cancer International em 2002, sendo celebrado em 15 de fevereiro. Essa é uma data com o intuito de conscientizar a população sobre o câncer infantil e prestar apoio às crianças e adolescentes sobreviventes à doença e seus familiares
A equipe multidisciplinar desempenha um papel fundamental no tratamento do câncer pediátrico e, como membro dessa equipe, o farmacêutico deve contribuir com ações que vão além da manipulação de medicamentos. Essas contribuições são pautadas em atividades como o gerenciamento de reações adversas, a busca ativa e na análise das consequências dessas reações, a criação de alternativas que auxiliem a melhor compreensão de informações essenciais ao tratamento, tanto pelo paciente e quanto por seus responsáveis. O farmacêutico também deve realizar atividades que favoreçam a adesão aos medicamentos orais, desenvolvendo soluções lúdicas que potencializem essa adesão.