Há 20 anos fomentando a adoção das melhores práticas em assistência farmacêutica em oncologia

NOSSA

História

No ano 2000, misturados à comemoração do início de um novo século, um grupo de farmacêuticos transformou a necessidade de troca de informações técnicas que há muito era percebida, em uma profunda mobilização corporativa entre os profissionais que atuavam na área da oncologia.

 

As dúvidas eram provenientes dos escassos conhecimentos específicos adquiridos na universidade e das intensas exigências que a atividade farmacêutica na área da oncologia passava a apresentar aos profissionais que a ela se dedicavam.

A exemplo de outras áreas da Farmácia, a atuação em oncologia começou a ser delineada a partir de 1990 com base em normativas internacionais e trabalhos implementados em grandes centros hospitalares que passaram a identificar, desde os riscos trabalhistas e ambientais, até a exigência de rigorosa técnica asséptica para a manipulação de medicamentos complexos. Estas terapias são consideradas críticas por utilizarem doses terapêuticas muito próximas das doses tóxicas e se destinar a pacientes imunossuprimidos pela doença ou pelo próprio tratamento. A tarefa da manipulação criteriosa dessas doses gerou a necessidade do estabelecimento de rotinas e adequação de áreas físicas específicas, demandando ao farmacêutico um intenso aperfeiçoamento técnico.

Linha do Tempo

De um grupo de profissionais, dispersos em diversas cidades de um país com dimensões continentais, nasceram discussões em torno de temas comuns como: estrutura física, segurança ocupacional e ambiental, e atuação do farmacêutico junto às equipes da oncologia.

Resultado destas discussões, a SOBRAFO se tornou, em abril de 2001, uma sociedade formal. A única associação voltada aos profissionais de farmácia em oncologia do país.

Em 2002, aconteceu o I Congresso da SOBRAFO no Rio de Janeiro, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Nesse momento consolidou-se a necessidade de sua existência: 800 profissionais participaram do evento, dos quais, 200 especificamente na programação de oncologia. Este evento resultou em reconhecimento da SOBRAFO que em 2004 realizou, na cidade de São Paulo, de forma independente, o II Congresso de Farmacêuticos em Oncologia, tendo a participação de 246 congressistas.

Em 2003, a SOBRAFO daria um importante passo, contribuindo para a qualidade e segurança no ambiente de trabalho: a publicação do Guia para o Preparo Seguro de Agentes Antineoplásicos.

O guia foi elaborado a partir de uma reunião de consenso com 23 profissionais de todo o Brasil e é uma tradução precisa das recomendações internacionais publicadas até aquele momento.

No decorrer destes anos a SOBRAFO participou ativamente na educação continuada em busca das melhores práticas, por meio da divulgação e expansão do conhecimento técnico e científico.

Desse modo, por solicitação da ANVISA, participou da elaboração da RDC nº 220, publicada em setembro de 2004. O aspecto fundamental dessa norma é a criação da Equipe Multiprofissional da Terapia Antineoplásica – EMTA com definições claras do papel de cada um dos membros da equipe, além de estabelecer os requisitos mínimos para implantação da farmácia no serviço de terapia antineolpásica.

Em 2005 realizamos os primeiros seminários regionais nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Florianópolis e Recife, oportunizando a participação dos farmacêuticos em eventos em 4 regiões do Brasil. Em 2011 os seminários regionais foram incorporados pela sociedade como atividade fixa, sendo sempre realizados no ano em que não há congresso. Desse modo, anualmente a sociedade oferece atividades científicas aos profissionais.

Em 2006 o III Congresso da SOBRAFO foi realizado em Belo Horizonte onde mais de 500 congressistas participaram de atividades científicas de alta relevância e foi aplicada a primeira prova para obtenção do Título de Especialista em Farmácia para Oncologia.

Em 2007, em parceria com a ANVISA, publicou o Guia de reações adversas em oncologia, importante instrumento para orientar o processo de notificação e consolidação de registros que contribuam para a geração de dados brasileiros.

Em 2008 o IV Congresso da SOBRAFO reuniu em Salvador mais de 700 profissionais e estudantes que contaram com um intenso programa científico no qual foi incluída uma ilha temática para demonstração da técnica de preparo de medicamentos antineoplásicos. A estrutura foi montada em parceria com a SBCC- Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, de acordo com as especificações internacionais para sala limpa e contava com Cabine de Segurança Biológica. A demonstração prática ficou a cargo do Grupo de Farmacêuticos Oncologistas da Bahia – GFOB.

No ano de 2009 lançou o curso de farmacologia clínica em oncologia online que contou com cerca de 160 participantes e contribuiu para o aprimoramento e atualização dos profissionais farmacêuticos, bem com a aprovação de alguns candidatos na prova de título de especialista do ano de 2010.

Em 2011 celebramos os 10 primeiros anos de vida desta sociedade vitoriosa com o lançamento do SOBRAFOnews, um meio de comunicação técnico científico oferecido exclusivamente ao associado. Formou-se então a comissão de educação para definir as pautas das 4 edições anuais e escrever o conteúdo. Desde então já foram publicados, mais de 30 edições com conteúdo sério e atual, necessários aos profissionais associados. Neste mesmo ano, para comemorar os 10 anos da sociedade oferecemos uma bela festa aberta ao público farmacêutico que prestigiou o trabalho da sociedade ao longo dos anos.

Em 2016 celebramos os 15 anos da sociedade no VIII congresso realizado em Florianópolis. Na ocasião, farmacêuticos com expressiva contribuição na oncologia foram homenageados, recebendo a medalha comemorativa de honra ao mérito. Neste mesmo ano, durante o congresso foi noticiada a publicação da resolução nº 623 do CFF estabelecendo a titulação mínima para a atuação do farmacêutico na oncologia.

Em 2018 realizamos o IX congresso no Rio de Janeiro com recorde de público: mais de 1000 farmacêuticos! Nessa edição houve o lançamento da publicação “Transplante de células tronco hematopoéticas: introdução para farmacêuticos”, desenvolvido pela comissão de farmacêuticos em TCTH, oficializada no congresso.

Desde os primórdios de sua fundação, a sociedade não para de crescer, tanto em número de associados, como em número de eventos. Crescemos também no alcance, ao aderirmos a novos meios de comunicação mantendo o público atualizado pelas mídias sociais. Este é compromisso assumido pela diretoria, de sempre valorizar a categoria farmacêutica, e proporcionar oportunidades de conhecimento e network.

Em 2020 realizamos o X Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia numa versão totalmente on-line e 100% digital – por meio de multiplataforma, sem nenhuma programação com público presente. Foi proporcionado aos participantes a melhor experiência de aprendizado, com uma programação científica de altíssima qualidade e atualizada! Novas formas de aproximação foram incentivadas, para assim ultrapassarmos a distância que o aparelho eletrônico nos trouxe. A programação virtual, com horários mais flexíveis, permitiu aos congressistas assistirem as aulas posteriormente.

2021 foi um ano muito especial para os farmacêuticos em oncologia do Brasil, pois comemoramos 20 anos da SOBRAFO e para celebrar, uma série de ações foi realizada. Estabelecemos um novo padrão de comunicação digital, algo atualizado com a missão e visão da SOBRAFO. Tivemos a realização, numa versão totalmente on-line e 100% digital, de quatro edições dos Seminários SOBRAFO 2021, com o tema “ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM ONCOLOGIA: AVANÇOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO ATUAL”. Durante a realização dos seminários, a SOBRAFO lançou os materiais: BIOSSIMILARES onde o farmacêutico terá a oportunidade de compreender melhor o tema e participar das decisões de incorporação e uso em suas instituições e o Volume 2 de “Transplante de Células Tronco-Hematopoéticas: Introdução para farmacêuticos” com o objetivo de manter o compromisso com a atualização e auxiliar na implantação do acompanhamento farmacêutico durante as diferentes fases do tratamento.

NOVA SEDE: Ao identificar a necessidade da criação de um espaço que possibilite o treinamento dos profissionais que atuam ou desejam atuar na área da Oncologia, a SOBRAFO criou em sua sede um ambiente de treinamento prático para manipulação de medicamentos antineoplásicos, bem como um espaço para Atendimento Farmacêutico aos pacientes oncológicos através de técnicas de simulação realística. A sede conta com uma área de manipulação com duas capelas de segurança biológica, vestiário de barreira, sala de preparo e assepsia dos materiais e uma área destinada a aulas práticas de manuseio de materiais e medicamentos. Com o objetivo de apresentar os procedimentos adequados para a manipulação de medicamentos oncológicos, a SOBRAFO irá oferecer, no formato presencial, o curso de manipulação de antineoplásicos que irá atender uma necessidade dos farmacêuticos que apenas tiveram acesso à parte teórica durante a realização dos cursos de pós-graduação em Oncologia.

CONGRESSO SOBRAFO 2022: Depois de quase dois anos criando eventos on-line, no período de 08 a 10/09/2022 será realizado em São Paulo o CONGRESSO SOBRAFO 2022, com o tema “Reimaginando a Farmácia em Oncologia: Paradigmas para o Futuro.” A retomada das atividades presenciais será posta em prática da maneira mais segura possível. Será um momento de transformação, onde assuntos inéditos e clássicos serão debatidos por renomados palestrantes. Contaremos com a exposição presencial de empresas parceiras, a realização de simpósios satélites e da Prova de Título de Farmacêutico Especialista em Oncologia, a apresentação de trabalhos científicos selecionados pela Comissão de Avaliação SOBRAFO, e palestras internacionais com legenda em português. Não deixe de participar!!! Aguardamos vocês!!!