sobrafo-vert
Material de biossimilares gratuitamente no site, acesse! Fique por dentro da legislação vigente

Material de biossimilares gratuitamente no site, acesse! Fique por dentro da legislação vigente

A chegada dos biossimilares na oncologia tornou-se mais evidente com o registro do primeiro anticorpo monoclonal biossimilar no Brasil, em 2017.

De lá para cá o farmacêutico tomou consciência da necessidade de compreender melhor o tema para seu papel de educador e participar das decisões de incorporação e uso nas instituições.

Apesar da forte presença da indústria farmacêutica na educação continuada dos farmacêuticos que atuam na oncologia, em especial em relação ao tópico biossimilares, a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) notou uma lacuna nessa formação do conhecimento após a aplicação de uma enquete no
início de 2019.

O primeiro ponto que chamou a atenção foi a falta de uma diretriz ou guia para nortear a introdução e o acompanhamento dos biossimilares nas instituições. Outro ponto observado foi a taxa de farmacêuticos que se autoavaliaram em relação a seus conhecimentos sobre biossimilares como sendo “razoável” ou “baixo”. E, por último, mais de 60% dos participantes na enquete relataram que não havia nenhum tipo de capacitação na instituição em relação aos biossimilares.

Diante dos dados obtidos na enquete, a SOBRAFO decidiu desenvolver um material para auxiliar na formação desse conhecimento e, assim, apoiada por um grupo de trabalho, entrega para você um compilado de informações, definições e recomendações relacionadas aos biossimilares.

Ao longo dos 7 capítulos, é possível encontrar informações que vão suprir as dúvidas no cotidiano do farmacêutico, além dos principais conceitos e determinações contidos nas legislações que norteiam a produção e o registro de biossimilares.

O conteúdo auxilia tanto o profissional recém-formado como os mais experientes, explorando importantes recomendações que, na rotina, são verdadeiros desafios
em todos os aspectos.

A intenção é que esta publicação possa proporcionar, aos farmacêuticos e gestores, conhecimentos e práticas com forte embasamento na legislação vigente, além de reflexões teóricas com base na literatura mais atualizada.

Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia

Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia

© 2023 SOBRAFO